Responsabilidade Social

responsabilidade

As boas práticas responsáveis social e ambientalmente, compreendem de forma subjacente um conceito chapéu, que corresponde ao novo paradigma de regulação dos comportamentos nas organizações: ética empresarial (Business Ethics). A WBD considera como referencial conceptual o modelo de Rest (1986) four-component model of ethical decision-making e de Jones (1991) issue-contingent model of ethical decision making in organizations.

Na WBD a subscrição voluntária a políticas gerais nos pilares social e ambiental visam a contribuição ao nível da empresa, para uma sociedade mais justa e para um ambiente mais limpo, segundo uma visão vanguardista e humanista da organização.  Assim, a RS (responsabilidade social nas organizações) é um conceito segundo o qual, procuramos promovam o bem-estar dos públicos interno (stakeholders) e externo (comunidade).

A Responsabilidade Social (RS) trata-se de um referencial comportamental que diz respeito ao cumprimento dos deveres e obrigações dos indivíduos e empresas para com a sociedade em geral. O conceito de RSE (Responsabilidade social empresarial), ainda que muitos vejam como sinónimo de RSC (Responsabilidade social corporativa), tende a envolver um espectro mais amplo de beneficiários, envolvendo aí a qualidade de vida e bem estar do público interno da empresa, mas também a redução de impactos negativos de sua atividade na comunidade e meio ambiente. A Responsabilidade Social Ambiental (RSA), ilustra o compromisso de empresas com com o meio ambiente.

 

A intervenção da WBD no domínio da RSC/RSE e RSA não deve ser connfundido com o conceito de filantropia ou assistência social, pois a ontologia da RS está associada a:

        i.            Crescimento responsável

       ii.            Desenvolvimento sustentável

 

O paradigma dominante da RS na WBD é a contribuição para o Desenvolvimento de CEDs (Corporate Entrepreneurial Dynamics), desenvolvendo processos e soluções, para os públicos interno e externo, que respondam a necessidades concretas, e precisas, que permitam a criação de valor, e sobretudo se constituam como verdadeiras inovações sociais.